facebook-pixel

Instituto Pontello - Dermatologia Clínica e Estética

Dermatologia Clínica e Estética - Localizado na Rua Eng. Omar Rupp 186 , local de fácil acesso e com uma maior opção de estacionamento, o Instituto Pontello de Dermatologia está situado em uma moderna e confortável edificação. Será um prazer recebe – lo

BLOG

Sinusite

18 de abril de 2017 | por: Instituto Pontello

O que é Sinusite?

Como tratar e como evitar a sinusite?

Sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A doença pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face. O nome mais utilizado para esse problema é rinossinusite, pois o processo inflamatório atinge tanto a mucosa dos seios da face como a mucosa nasal.

 

A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica. Exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face fazem parte do outro grupo de responsáveis pela sinusite.

 

A sinusite crônica e sinusite aguda têm sinais e sintomas semelhantes, mas a sinusite aguda é uma infecção temporária dos seios muitas vezes associada a um resfriado. Já a rinossinusite crônica corresponde a um processo inflamatório com duração prolongada (maior que 12 semanas) podendo ainda ser classificada em rinossinusite crônica com polipose e rinossinusite crônica sem polipose.

 

Você pode ter vários episódios de sinusite aguda com duração menor que 12 semanas antes de desenvolver sinusite crônica.

 

Agende uma consulta com seu médico se:

-Você tem quadros de sinusite aguda constantes que não respondem ao tratamento

-Você tem sintomas de sinusite que duram mais de sete dias

-Seus sintomas não melhorarem depois de consultar o seu médico.

 

O médico irá examinar seus seios nasais, olhos, ouvidos, nariz e garganta. Esteja preparado para responder perguntas detalhadas sobre seus sintomas. O médico pode querer saber:

-Quais os sintomas você tem?

-Quando os sintomas começaram?

-O que parece melhorar ou piorar os sintomas?

-Se você tem ou teve uma infecção respiratória recentemente?

-Se você tem alergias?

-Se você fuma, está exposto ao fumo passivo ou a outros agentes alérgenos?

-Quais os medicamentos que toma, incluindo fitoterápicos e suplementos?

-Quaisquer outros problemas de saúde que você tem?

 

 

 

A melhor forma de prevenir a sinusite aguda é manter a mucosa nasal hidratada, tratar a rinite alérgica, procurar um médico para acompanhar gripes e resfriados.

E como a prevenção é a melhor medida,

-Tenha uma alimentação saudável

-Beba água

-Lave as mãos

-Fazer um teste para alergias

-Aposte na higiene

Mofo, pelos de animais, insetos, ácaros e poeira domiciliar devem ser cuidadosamente eliminados. É importantíssimo que a roupa de cama seja lavada semanalmente e secada ao sol.

-Evite cheiros fortes

-Invista na vacina da gripe

-Cuide do pet

-Agasalhe-se

-Apague o cigarro

-Pratique exercícios físicos

 

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes.

E principalmente, tome cuidado com receitas caseiras, elas podem esconder alguns perigos para sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Envie uma mensagem que retornaremos o mais rápido possível ou se preferir entre em contato pelo telefone para falar diretamente conosco.

Endereço

Rua Engenheiro Omar Rup, 186
Jardim Londrilar - Londrina - PR
CEP: 86015-360

Telefone

(43) 3322-1617
(43) 3323-7860

design Young Studio