Mapeamento corporal
Mapeamento Corporal Total e Dermatoscopia Digital
O Mapeamento Corporal Total é um exame de imagem executado por médico dermatologista capacitado, o qual realiza a documentação fotográfica panorâmica da superfície corporal e, em seguida, a documentação dermatoscópica dos nevos ou “pintas” de interesse.
O emprego da dermatoscopia digital possibilita amplificar a imagem de 20 a 70 vezes, permitindo analisar estruturas muito sutis das lesões da pele, as quais não poderiam ser vistas a olho nu ou com o uso de lupas tradicionais. Adicionalmente, os aparelhos contêm uma fonte de luz polarizada, o que minimiza a perda da nitidez que o “brilho” da pele gera ao ser iluminado
Por meio de software específico pode-se armazenar, analisar e comparar as imagens a fim de detectar precocemente o melanoma e realizar o seguimento das “pintas”, com a intenção de identificar mudanças nas suas características ao longo do tempo que possam ser suspeitas.
Em geral, o exame é realizado a cada 6 a 12 meses, sendo que algumas lesões podem necessitar reavaliação em curto prazo (3 meses).
O mapeamento corporal total e a dermatoscopia digital permitem a detecção de melanomas mais finos e iniciais, sendo os pacientes que mais se beneficiam desse exame aqueles de maior risco de desenvolver melanoma:
· Pacientes com histórico pessoal ou familiar de melanoma
· Pacientes com múltiplos nevos (pintas)
· Portadores da Síndrome do Nevo Atípico
· Indivíduos de pele e cabelos claros ou com história de queimadura solar na infância.
Na luta contra o melanoma, o mais grave dos tumores de pele, o mapeamento corporal total e a dermatoscopia digital tem papéis de destaque. Quando detectado em fases precoces esse câncer de pele é potencialmente curável. Fique atento à sua pele. Cuide-se!
Deixe uma resposta