facebook-pixel

Instituto Pontello - Dermatologia Clínica e Estética

Dermatologia Clínica e Estética - Localizado na Rua Eng. Omar Rupp 186 , local de fácil acesso e com uma maior opção de estacionamento, o Instituto Pontello de Dermatologia está situado em uma moderna e confortável edificação. Será um prazer recebe – lo

BLOG

Dermatite Seborreica

22 de outubro de 2019 | por: Instituto Pontello

DERMATITE SEBORREICA

A dermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica que cursa com lesões avermelhadas e descamativas principalmente em face e couro cabeludo. Apesar de ainda não ser totalmente compreendida, sabe-se que há um caráter genético, com influência principalmente em três fatores: a quantidade e qualidade de produção de sebo pelo paciente, níveis hormonais e resposta imunológica a um fungo chamado Malassezia, que mora naturalmente em nossa pele.

Mesmo na vigência de tratamento farmacológico, é característica dessa doença apresentar flutuações ao longo do ano, com períodos de recorrência exacerbados por certos gatilhos ambientais. Portanto, muito além de usar corretamente as medicações prescritas, é importante que o paciente adote certos hábitos que podem melhorar, e muito, o curso da doença!

 

Dermatite Seborreica

Primeiramente, é fundamental promover uma hidratação adequada da pele. Isso ajuda tanto nos processos de proliferação e diferenciação das células, quanto na proteção contra fatores ambientais, como o frio, que classicamente pioram a inflamação. Da mesma forma, o uso de protetor solar também é muito importante para controlar as recorrências. Entretanto, tanto os hidratantes quanto os filtros devem ser leves, à base de água e, de preferência livres de fragrância.

Outro aspecto relevante é garantir uma boa higiene da pele duas vezes ao dia. Há vários produtos disponíveis no mercado, desde sabonetes, removedores de maquiagem, adstringentes e esfoliantes. Para a escolha correta dos produtos, temos que levar em consideração a oleosidade da pele e grau de inflamação. Em caso de dúvida, optar sempre por fórmulas mais simples, como os syndets e água micelar. Para os cabelos, existem muitos xampus e loções que controlam bastante. Devem ser lavados com uma frequência maior e com água mais fria.

Fatores adicionais como evitar o uso excessivo de maquiagem, redução do estresse e manter uma dieta balanceada também contribuem bastante! Finalmente, é importante uma análise das medicações em uso por cada paciente, pois há várias que pioram a dermatite!

Converse sempre com seu dermatologista.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Envie uma mensagem que retornaremos o mais rápido possível ou se preferir entre em contato pelo telefone para falar diretamente conosco.

Endereço

Rua Engenheiro Omar Rup, 186
Jardim Londrilar - Londrina - PR
CEP: 86015-360

Telefone

(43) 3322-1617
(43) 3323-7860

design Young Studio