11 / 10 / 2016

Pele Negra : cuidados e procedimentos !

Cuidados com a pele negra: como evitar manchas, acne, foliculite e outros

Ao contrário do que muitos pensam a pele negra precisa de tantos cuidados quanto a pele branca. Apesar de a melanina (substância responsável pela pigmentação) servir como um protetor solar natural, o risco de câncer de pele é iminente, assim como de inúmeros outros problemas que afetam tanto a saúde quanto a estética do rosto e corpo.
O dermatologista Dr. Rubens Pontello Jr explica que a melanina, além de reduzir a propensão aos tumores cutâneos, minimiza o fotoenvelhecimento. Outra vantagem da pele negra em relação à branca são os níveis de firmeza e elasticidade, que são maiores. Isso se deve ao fato de os fibroblastos, que são responsáveis pela produção de colágeno, serem mais ativos na cútis escura.
Por outro lado, esse tipo de pele é mais propenso a desenvolver manchas, foliculite e excesso de oleosidade, resultando no aparecimento de acne.

 

Protetor solar
Um dos maiores equívocos que as pessoas cometem é pensar que a proteção solar é dispensável à pele negra. Esse tipo de pele tem predisposição à hiperpigmentação, tornando fundamental o uso do filtro. Como a quantidade de melanina é maior na pele negra, ela precisa ser mais protegida do que as outras para não pigmentar demais. É preciso ter muita atenção, pois a pele negra não fica avermelhada quando é superexposta ao sol e, por isso, não dá o alerta de que está sendo prejudicada.
Além disso, a falta de proteção eleva o risco de câncer de pele. O recomendado pela especialista é utilizar, pelo menos, o fator de proteção 30.

 

Envelhecimento
A cútis negra é, de fato, mais resistente ao envelhecimento (por conta da ação dos fibroblastos). Porém, isso não significa que é imune. É sempre melhor prevenir o envelhecimento de pele do que tratá-lo. Uma forma simples e eficaz de fazer isso é usando protetor solar desde cedo.
Mulheres negras também devem usar protetor solar diariamente

 

Excesso de oleosidade
Se por um lado a ação intensa dos fibroblastos garante a firmeza da pele, ela também provoca o aumento da oleosidade, propiciando o surgimento de comedões e acne. Se não tratados corretamente, estes problemas ainda podem resultar em manchas.
A recomendação é higienizar o rosto duas vezes ao dia com sabonetes anti-oleosidade, de preferência líquidos. Isso evita a formação de cravos e espinhas.

 

Manchas
Os fatores que mais contribuem para o aparecimento de manchas na pele negra são acne, queimaduras e procedimentos cirúrgicos ou estéticos, como peeling e depilação. Melasmas também são comuns nestas pessoas, geralmente causados por radiação solar, gestação ou uso de anticoncepcionais.
Para evitar estes problemas, o tratamento da pele negra deve ser feito com agentes menos agressivos, devido à maior concentração de melanina, a pele pode ter uma reação extrema aos produtos mais abrasivos, produzindo manchas.

 

Foliculite
A combinação do excesso de oleosidade com a presença de pelos encaracolados facilita o surgimento de pelos encravados, que podem inflamar e evoluir para uma foliculite. Muitas vezes ela é confundida com espinhas e pode causar manchas. Para evitar o problema, a orientação é fazer, semanalmente, uma esfoliação física nos locais mais afetados.

 

Hidratação
Por fim, a pele negra requer hidratação reforçada. Por ter a epiderme mais espessa, ela é mais resistente a agressões externas. Por outro lado, essa proteção natural impede que a pele absorva corretamente os ativos hidratantes. Por conta disso, é comum que surjam pontos ressecados pelo corpo e manchas esbranquiçadas.
A indicação é usar um hidratante todos os dias, especialmente nas regiões mais secas. Banhos longos e excessivamente quentes não são recomendados, assim como o uso de buchas e outros esfoliantes que possam agredir a pele e causar um ressecamento ainda maior.

 

Procedimentos
Laser e luz intensa pulsada
Um dos principais dramas das peles negra e morena escura são as manchas na pele, olheiras e foliculite. Para o tratamento desses problemas e também dos efeitos do envelhecimento, como rugas e flacidez, há os procedimentos com laser e luz intensa pulsada. No entanto, é preciso consultar-se com um dermatologista e realizar o tratamento com sua supervisão para garantir os resultados esperados. A escolha do aparelho, bem como sua manipulação, é muito importante para que o procedimento seja feito com eficácia e segurança.
O laser fracionado não-ablativo é o aparelho mais indicado para essa tonalidade de pele, alguns exemplos deste tipo de laser são o ND:YAP, Er:Glass e o laser de fibra. Isso porque a energia desse tipo de aparelho não é atraída pela melanina, mas pela água deste tecido, o que evita que a energia altere a pigmentação da pele.
Preenchimento e outros tratamentos estéticos antienvelhecimento
Por conter mais melanina, a pele negra tem filtro solar natural e sofre menos os danos causados pelo sol. Além disso, as peles negra e morena escura têm mais colágeno do que a pele branca, o que mantém a pele mais firme, evitando flacidez e rugas, por isso, ela sofre menos com os efeitos da idade.
Os tratamentos para quem tem pele negra ou morena escura são os mesmos que para qualquer outra tonalidade de pele, mas podem começar mais tarde. Preenchimentos faciais, laser e peelings podem ser feitos, mas a idade de início desses tratamentos é mais tardia, em média aos 40 anos.

23 respostas para “DICAS PRÁTICAS DE CUIDADO COM A PELE”

  1. Renata disse:

    Precisando de produtos bons para tratar minha pele.

  2. Fernanda disse:

    Preciso fazer um tratamento dermatológico.

    • INSTITUTO PONTELLO disse:

      Olá Amauri! Ficamos muito felizes que tenha gostado! Fique a vontade e conheça um pouco mais sobre nossa clínica e nossos tratamentos!

  3. Edlayne disse:

    Gostaria de saber se há algum tratamento para tirar manchas de acne.

    • INSTITUTO PONTELLO disse:

      Olá Edlayne! Hoje em dia temos muitas opções em tratamentos para manchas e cicatrizes de acne. Como o tratamento com laser que dá excelentes resultados. O peeling químico, microagulhamento e também tratamento s com dermocosméticos. Venha nos fazer uma visita e conhecer os melhores tratamentos para sua pele.

  4. Carolina disse:

    Amei o artigo, muito bom mesmo. Obrigada por estar compartilhando esse conteúdo. Abraço.

  5. maria disse:

    BOM DIA!!!!
    ADOREI SITE,AS DICAS..
    EXCELENTES PROFISSONAIS,DRA RENATA MUITO
    ATENCIOSA E PRESTATIVA!!!
    VOCES SAO DEMAIS!!!
    SOU FÂ DE CARTEIRINHA!!!
    JAJA VOLTO PARA REAVALIAÇÃO DO TRATAMENTO DA PELE,QUE ALIAS ESTA INDO A TODO VAPOR!!
    GRANDE BEIJO A TODA EQUIPE PONTELLO

  6. João Silva disse:

    Muitoo bom o artigo, acabei de deixar o site como favorito para sempre estar seguindo!!! Obrigado !!!

  7. Rafael Gomes disse:

    Olá gostei das dicas do seu site!

    Vou continuar seguindo para aprender mais! Obrigado!

  8. janete disse:

    muito bom o seu artigo

  9. Luisa Antunes disse:

    Muito Bom Gostei Muito Da Forma Que Você Conduziu Este Assunto Eu Que Estou Começando Agora a Me Aprofundar neste Assunto Ainda não Tinha visto ningém Falar sobre isto Parabéns

  10. Gustavo Potro disse:

    Muito bacana esse artigo, obrigado mesmo pelas dicas valiosas

  11. João Cesar disse:

    Eu tenho 14 anos e já quero começar, será que tem algum problema?

  12. Essas dicas para remover as tatuagens são demais, faz tempo que venho pesquisando sobre o assunto e hoje encontrei em seu blog algo muito relevante, obrigado por compartilhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS ALGUMAS DICAS E ARTIGOS

VEJA MAIS

Contato

Envie uma mensagem que retornaremos o mais rápido possível ou se preferir entre em contato pelo telefone para falar diretamente conosco.

Endereço

Rua Engenheiro Omar Rup, 186
Jardim Londrilar - Londrina - PR
CEP: 86015-360

Telefone

(43) 3322-1617
(43) 3323-7860

design Young Studio